terça-feira, 14 de setembro de 2010

Projeto Kidsmart

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO EDUCACIONAL
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E DIFUSÃO EDUCACIONAL

PROJETO KIDSMART – EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO DIDÁTICO

Elaboração: educador Cássio e professora Christiane (CMEI Pimpão, Núcleo Portão).

Título: SEPARANDO O LIXO NO CMEI PIMPÃO

Área de formação humana: Relações Sociais e Naturais.

Turma: Pré                   Ano: 2010                   Tempo estimado: de agosto à dezembro.

Materiais necessários:
  • Computador;
  • Impressora;
  • Gravador k7;
  • Máquina digital;
  • Fita k7;
  • Papel A4;
  • Papel bobina;
  • Lixo;
  • Softwares: Windows movie maker e audacity;
  • Caixas de papelão;
  • Tintas guaxê.


Objetivo compartilhado com as crianças:
            Fazer com que as crianças criem o hábito de separar o lixo.

Objetivos:
  • Perceber que suas atitudes geram consequências nas relações sociais e naturais;
  • Observar os modos de interagir e modificar os ambientes;
  • Refletir sobre os efeitos da ação do homem como agente transformador da paisagem;
  • Compreender a importância do meio ambiente e desenvolver hábitos de preservação;
  • Perceber a importância de reduzir e separar o lixo para reciclagem;
  • Conscientizar as crianças e todos os funcionários sobre a importância da separação correta do lixo;
  • Dar um destino correto a todos os resíduos produzidos no CMEI Pimpão;
  • Incentivar as crianças a exercerem a sua cidadania, como agentes ativas, na transformação do ambiente em que elas se encontram inseridas.
 Métodos:
Separação do lixo
            A partir da história sobre o lixo que não é lixo (material produzido pela própria Prefeitura Municipal de Curitiba), as crianças confeccionaram uma lixeira de papelão e a decoraram com as cores dos principais lixos recicláveis (papel, plástico, metal e vidro). Começamos então a separar o que podia ser reciclado nesta lixeira e o que não podia ser reciclado, continuamos a colocar na nossa antiga lixeira da sala.

A História de Guilherme e Maria
            Pela necessidade de novas historinhas e pelo estimulo as crianças para que auxiliassem na elaboração das histórias e ainda pela necessidade de criar histórias que abordassem assuntos presentes no cotidiano da turma, começamos a elaborar histórias no quadro negro. Onde o educador, usando o giz, desenha a história que as crianças inventam, materializando personagens e incentivando a imaginação dos pequenos. Claro que cabe ao educador dar o rumo da história.
            E assim surgiu “A História de Guilherme e Maria”, onde Guilherme era uma criança que tinha várias atitudes incorretas e que com a chegada da Maria, ele e todas as outras crianças tornaram-se cidadãos responsáveis.

Separação do lixo no CMEI Pimpão
            Em função da necessidade de se dar um destino correto ao lixo produzido no CMEI Pimpão, produzimos um vídeo (fotos + gravação em áudio) contando “A História de Guilherme e Maria”. Convidamos as turmas do maternal II e maternal III, além de representantes (funcionários) do berçário I, berçário II, maternal I, secretaria, cozinha, pedagoga e equipe da limpeza, para assistirem o nosso vídeo. Então falamos sobre a necessidade de separar o lixo reciclável e com o auxílio de um cartaz feito pelas crianças, ensinamos a todos a forma correta de separar o lixo.
            Para auxiliar essa tarefa diária de separação, produzimos um “MANUAL DE SEPARAÇÃO DO LIXO NO CMEI PIMPÃO”, que foi distribuído para todas as salas. Ainda confeccionamos lixeiras de papelão, pintadas com as cores azul, vermelha, verde e amarela, e a doamos para as outras salas.
            Agora continuaremos a separar o lixo e a conferir se as outras turmas e os demais profissionais estão fazendo a sua parte corretamente.

Produto final:
·        Vídeo contando “A História de Guilherme e Maria”;
·        Manual de separação do lixo no CMEI Pimpão;
·        Separação e destinação correta para todos os resíduos produzidos no CMEI Pimpão.

Avaliação:
            A maioria das crianças mostrou-se bastante interessada e participaram ativamente da separação do lixo. Quando uma criança colocava um lixo na lixeira errada, logo era avisada pelas outras crianças. As crianças do maternal II e III e os demais funcionários mostraram-se receptivos e interessados em participar da separação dos lixos recicláveis e já podemos observar significativas mudanças em seus comportamentos. Porém, este foi apenas o ponto de partida para conscientizar os integrantes do CMEI Pimpão, esperamos que em breve a destinação correta dos resíduos faça parte da rotina diária de todos na Pimpão, dentro e fora do CMEI.



Bibliografia:

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, do estado do Paraná (http://www.sema.pr.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário