terça-feira, 14 de setembro de 2010

Manual de separação do lixo.

MANUAL DE SEPARAÇÃO DO LIXO NO CMEI PIMPÃO.


ILUSTRAÇÃO: FLÁVIA








CURITIBA
2010

PRÉ



            Cada brasileiro produz em média 500 gramas de resíduos por dia, sendo mais da metade composta por lixo orgânico. Parte destes resíduos (papel, plástico, metal e vidro) podem e devem ser reciclados. A reciclagem tem como principais benefícios:
  • Diminuir a exploração de recursos naturais renováveis (árvores para fabricação de papel e madeira) e não renováveis (petróleo);
  • Diminuir a poluição do solo, da água e do ar;
  • Reaproveitar materiais que iriam para o aterro sanitário;
  • Prolongar a vida útil dos aterros sanitários;
  • Reduzir o consumo de energia para a fabricação de novos bens de consumo;
  • Diminuir os custos de produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias;
  • Diminuir os gastos com a limpeza urbana;
  • Gerar empregos para a população;
  • Incentivar o fortalecimento de associações cooperativas.

Coleta seletiva

            Os principais resíduos dividem-se em:

Plástico

Fonte: www.sema.pr.gov.br
            Materiais identificados com os símbolos acima, são formados por plásticos.  As embalagens plásticas devem ser lavadas após o uso e amassadas para diminuir o seu volume.
            Exemplos de plásticos: garrafas Pet, embalagens de detergentes, sacolas de supermercado, lonas, saco de lixo, potes, tampas, copos descartáveis, brinquedos, isopor, cd’s, dvd’s, embalagens de biscoito, embalagens de suco em pó e embalagens de balas.
            Cor da lixeira = VERMELHA.

PAPEL
    Fonte: www.sema.pr.gov.br
        Materiais identificados com o símbolo acima são formados por papel e devem ser acondicionados na lixeira de cor azul. A reciclagem do papel diminui o consumo de árvores, diminuindo a necessidade de substituição de florestas nativas por monoculturas de pinus e eucalipto.
            Exemplos de papéis não recicláveis: papel higiênico e papel toalha.
            Exemplos de papéis recicláveis: jornais, revistas, papelão, rolinho de papel higiênico.
            As embalagens longa vida são compostas por 75% de papel, 20% de plástico e 5% de alumínio; como o papel representa ¾ da sua composição, estas embalagens devem ser colocadas na lixeira AZUL. Exemplo: embalagem de leite longa vida.

VIDRO

Fonte: www.sema.pr.gov.br
Embalagens de vidros recicláveis:
  • Garrafas de vidro na cor âmbar, transparente ou verde;
  • Frascos e potes para produtos alimentícios;
  • Frascos de cosméticos e medicamentos.
Embalagens de vidro não recicláveis:
  • Espelhos;
  • Vidro de janelas;
  • Vidro de automóveis;
  • Vidro “cristal”;
  • Fôrmas e travessas de vidro temperado.

Cor da lixeira = VERDE.
            O vidro separado para reciclagem deve ser lavado.

METAL

            Fonte: www.sema.pr.gov.br
            Os metais podem ser reciclados infinitas vezes, mesmo quando estiverem enferrujados. Os metais devem ser limpos e as embalagens devem ser amassadas.
            Exemplos de metais que podem ser reciclados: latas de óleo, latas de alimentos em conserva, latinhas de suco e refrigerantes, latas de achocolatado e leite em pó, lacres de algumas embalagens.
            Cor da lixeira = AMARELA.

ORGÂNICO

Fonte: www.sema.pr.gov.br
            É formado por restos de comida, cascas, folhas, etc. corresponde a 52,5% do volume do lixo produzido por cada brasileiro. Deve ser separado dos materiais recicláveis. O destino mais correto é o da compostagem, onde o lixo orgânico é misturado e coberto com terra, e transforma-se em adubo de alta qualidade. Porém, a falta de espaço aliada ao grande volume deste tipo de resíduo, inviabiliza e desestimula muitas vezes este procedimento. Na falta da compostagem, o lixo orgânico deve ser separado e colocado na lixeira marrom (lixo orgânico) ou na lixeira cinza, junto com o lixo comum, que não pode ser reciclado, como o papel toalha, papel higiênico, lencinhos e fitas adesivas.

Outros lixos recicláveis que se não separados causarão grandes impactos na nossa saúde

Pilhas e baterias

            Após o uso devem ser separadas dos demais lixos recicláveis e depositados em local adequado. Locais que recebem pilhas e baterias:
- Banco Real;
- Coleta seletiva oferecida pela Prefeitura Municipal de Curitiba.

            Atenção
1/3 das pilhas utilizadas no Brasil são falsificadas e ao contrário das originais, elas utilizam mercúrio, que causam sérias doenças degenerativas.

Lâmpadas

            Devem ser separadas dos demais resíduos recicláveis e acondicionados em locais secos e protegidos de eventuais choques que podem provocar sua ruptura.
            Depois devem ser enviados até um ponto de coleta seletiva oferecida pela Prefeitura Municipal de Curitiba.



Óleo vegetal

            O óleo vegetal quando descartado diretamente no ralo pode provocar entupimento do encanamento, além de poluir nossos rios.
            O óleo de fritura deve ser armazenado em garrafas de plástico e encaminhadas até um ponto de coleta:
- Banco Real;
- Coleta seletiva oferecida pela Prefeitura Municipal de Curitiba.

Coleta seletiva no CMEI pimpão

            Agora que você sabe porque e como separar o lixo, vamos esclarecer como funcionará esse processo no nosso CMEI. Seria interessante que cada sala e demais ambientes (secretaria, sala da pedagoga, permanência, refeitório, cozinha) tivesse no mínimo duas lixeiras. Uma para o lixo comum (lencinhos, papel higiênico, papel toalha, fitas adesivas e o lixo orgânico). Outra para os lixos recicláveis (papel, plástico, vidro e metal) devidamente identificada.
            Pilhas, baterias, lâmpadas e o óleo vegetal, não poderão ser colocados em nenhuma destas duas lixeiras. Deverão ser separados e levados até os postos de coleta.
            O lixo comum continuará sendo coletado pela equipe de limpeza, nas salas. Porém, papéis, plásticos, vidros e metais, deverão ser separados e colocados nas lixeiras do pátio, onde serão recolhidos pela equipe de limpeza. As equipes de cada sala serão responsáveis pela separação do seu lixo. O refeitório, por ser de uso coletivo, será de responsabilidade de todos. A sala de permanência é de responsabilidade da equipe que estará usufruindo dela no dia.
            Para a turma dos maiores (MII, MIII e Pré) aconselha-se que envolvam as crianças nessa separação, criando desde já esse hábito nelas.
            Os resíduos recicláveis serão depositados pela equipe de limpeza, próximo do portão dos fundos, até o dia da coleta, que será feita pelo caminhão da prefeitura específico para este tipo de lixo.

Para ir além
  • Manual para aproveitar cascas e sobras de alimentos
http://www.sema.pr.gov.br/arquivos/File/meioambiente/manual_cozinha.pdf
  • http://www.sema.pr.gov.br
  • Incorpore estes procedimentos também na sua casa e exerça a sua cidadania.


Realização: Turma do pré 2010.

Fonte:
A maioria dos dados foram retirados do site da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, do estado do Paraná (http://www.sema.pr.gov.br).

Um comentário:

  1. Parabéns por envolver as crianças de outras turmas e os profissionais nesta empreitada tão importante que é a separação do lixo!

    ResponderExcluir