Área de formação humana : Conhecimento Lógico Matemático
Faixa etária : Crianças de 4 a 5 anos
Tempo : Aproximadamente um mês
Espaço : Sala de aula e espaço interno do CMEI
Materiais necessários : Computador , data show , software do jogo da Milie , blocos lógicos ,copinhos descartáveis, cartelas de bingo ( com formas geométricas ) , caixas de papelão , tinta guache , pincel , papéis coloridos , cola , papel sulfite .
Justificativa : Nesta fase , é importante propiciar à criança visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas , possibilitando a criança identificá-las .
O conhecimento matemático ocorre seja por troca de experiências com outras crianças e pelo contato com adultos, seja pela manipulação de objetos e materiais , jogos e brincadeiras, deslocamento no espaço e diversas situações lúdicas .
Objetivos de aprendizagem :
- Explorar , comparar e relacionar os objetos e seus atributos, percebendo semelhanças e diferenças ( cor , forma , material e medida ) ;
- Explorar e identificar propriedades de objetos e figuras, como formas , tipos de contornos, bidimensionalidade , tridimensionalidade, faces planas , lados retos , entre outros .
Desenvolvimento :
1ª ETAPA : Contar a história : “Um redondo pode ser quadrado ?”(Contar a história utilizando o computador através de slides ) .
Com copinhos plásticos de cafezinho resolver a situação apresentada na história e em seguida deixar com que as crianças construam livremente com os blocos lógicos .
GOOGLE IMAGENS / OFICINADEHISTORIAS.BLOGSPOT.COM |
2ª ETAPA : Com as formas geométricas básicas : triângulo , quadrado , retângulo e círculo , faremos brincadeiras envolvendo- as.
Bingo das formas geométricas ;
Jogo de sequência das formas geométricas ;
Jogo de sequência no computador ;
Adivinhe que forma é ! ( Com os olhos vendados as crianças deverão adivinhar qual é a forma , apenas pelo tato ) .
3ª ETAPA : Com o data show apresentar para as crianças o jogo da construção de casinhas utilizando as formas geométricas ( da casa da Milie ) . TODAS as crianças jogarão pelo menos uma vez no telão neste dia . Nos cantos as crianças também jogarão. A forma de organização das crianças no computador será através da ordem da chamada ( será confeccionado um cartaz para que seja marcado as crianças que já jogaram . Sempre durante o início da manhã e no final da tarde , até que TODOS joguem ! ).
4ª ETAPA : Com caixas de papelão , formar grupos e construir carrinhos , assim também trabalharão com formas ( forma da caixa , forma das rodas , forma da janela , forma das lanternas ... ) . Quando prontos brincar na área comum do CMEI .
5ª ETAPA : Com diversas formas geométricas, em papéis coloridos as crianças deverão criar um desenho .
6ª ETAPA : Novamente com o data show , agora utilizando o paint , as crianças poderão criar , produzindo desenhos utilizando formas geométricas .
Em outros momentos (nos cantos) as crianças também poderão explorar mais o paint ( seguindo a mesma ordem / da chamada )
Avaliação : Observar a participação e o interesse da criança , bem como o seu entendimento de fazer a relação da forma ao nome dado a ela , sempre auxiliando quando necessário .
Ao final da sequência analisar os resultados obtidos para que possamos em uma próxima sequência ampliar ou repetir alguns objetivos .
Referências Bibliográficas :
- Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba , Educação Infantil Objetivos de aprendizagens : uma discussão permanente , 2008
- CANINI , Renato , Um Redondo Pode ser Quadrado ? Editora Formato .
o Quanto ao uso das tecnologias, percebemos independência das crianças no manusear do mouse , softwares (entram e saem sozinhas nos jogos) e ferramentas (espaçamento ,pular linha, borracha do paint,mudar a cor das letras...). Além da possibilidade de ampliar suas aprendizagens através dos jogos educativos . Está sendo um trabalho muito significativo para as nossas crianças !
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