sábado, 17 de setembro de 2011

O trabalho com cantos na turma do Pré

     As atividades lúdicas devem fazer parte do cotidiano das crianças na Educação Infantil , uma vez que a brincadeira é uma atividade educativa essencial que faz parte da infância e deve ser levada para dentro da sala de aula .
     Segundo Kramer ( 1998 ) a utilização dos cantinhos em sala de aula é de fundamental importância para o bom desenvolvimento da criança , pois assim terão um ambiente propício para desenvolver suas habilidades de maneira prazerosa .
      
                                          O COMPUTADOR E OS CANTOS

      As crianças da turma do Pré tem contato diário com o computador, nesta época do ano já estão totalmente independentes no seu uso . Entram sozinhas nos softwares, localizam suas ferramentas , mudam de jogo ...
    As preferências estão nos jogos em geral ( memória , números e quantidades , de adivinhar sons ...) .
    Quanto a organização desses cantos existem momentos em que são escolhidas pela professora e educador e momentos em que ficam livres pra escolher  o que mais lhe agrada . A cada determinado tempo elas trocam de atividade ou então cada dia ficam em uma determinada brincadeira .
   O computador sempre está presente em sala , as crianças o utilizam para digitar o nome da chamada , fazer desenhos livres , convites para eventos no CMEI , ver fotos e filmagens ...
  Para que todas as crianças sejam usuárias efetivas no computador é necessário uma organização no tempo que cada um irá utilizá-lo , seja através de uma listagem ou mesmo pela chamada .
    Uma ideia seria um quadro semanal marcando todas as vezes que a criança for ao computador. Assim a professora e o educador poderiam organizar para que "todos" fossem a mesma quantidade durante a semana .

Canto do escritório
                                                               Escrita do nome
"Brincar fornece à criança possibilidade de construir uma identidade autônoma, cooperativa e criativa ".
( ABRAMOWICZ, p.56 ) 

 
Canto do mercadinho
Canto da casinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário