Neste momento foi meninos X meninas
Neste jogo puderam compreender algumas regras e respeitá-las
Para o jogo de cartas ( UNO ) foi necessário explicar as regras novamente e com o auxílio da professora e educador as crianças foram orientadas a jogar .
Sequência didática / projeto Kidsmart 2011
Título : Desenvolvendo o pensamento lógico - matemático
Área de formação humana : Pensamento lógico - matemático
Justificativa : A matemática sempre esteve e está presente nos acontecimentos e nas relações da humanidade, e é importante que as pessoas a percebam como tal e a usem como ferrramenta para o seu desenvolvimento, quer no raciocínio lógico , quer na formalização de novas formas de raciocínio A matemática é uma produção humana e o conhecimento matemático é um modo de explicar a realidade por meio de ideias e símbolos, procedimentos e regras capazes de estabelecer relações entre as pessoas e a natureza, entre as pessoas e a sociedade . Diariamente estamos em contato com ideias, símbolos, linguagem e raciocínios matemáticos !
Objetivos : Demonstrar iniciativa na resolução de pequenas situações. Levantar hipóteses na resolução de situações problemas . Utilizar diferentes estratégias , buscando soluções para desafios propostos .
Tempo : 3 semanas , duas vezes por semana
Faixa etária : crianças de 4 a 5 anos . Turma do Pré / 2011
Material : Computador , software Kidsmart e Sócrates Jogos : jogo da velha , quebra-cabeça , memória , dominó , percurso e uno .
Metodologia : Abordaremos o conteúdo lógico - matemático com a turma do Pré do CMEI Pimpão , através de 6 jogos diferentes .
1ª etapa : jogo da velha
As crianças ficarão sentadas viradas para o computador , onde com o auxílio do software Sócrates , mostraremos novamente as regras do jogo da velha. Algumas crianças serão escolhidas para demonstrarem aos demais . Depois, as crianças jogarão o jogo da velha com o material confeccionado em EVA .
2ª etapa : quebra-cabeça
Com o auxílio do computador e do software Sócrates, algumas crianças serão escolhidas para demonstrar alguns exemplos de quebra-cabeça, em seguida as crianças divididas em grupos de 4 , montarão quebra-cabeças nas mesinhas.
3ª etapa : jogo da memória
Duas crianças demonstrarão para as demais no computador , como jogar o jogo da memória . Depois, divididas emm grupos de 4, as crianças jogarão o jogo da memória nas mesinhas .
4ªetapa : dominó
As crianças ficarão sentadas em duas filas, uma de frente para a outra, de modo que o centro fique livre para o jogo . Utilizando inicialmente um dominó "gigante", as 28 peças serão distribuídas para as crianças, começa quem estiver com o "carretão" ( 6/ 6 ). Então as duas filas ( times) se alternarão nas jogadas, ganhando a fila que ficar sem ou com o menor número de peças na mão . Posteriormente, as crianças serão divididas em grupos menores e jogarão com dominós do tamanho convencional .
5ª etapa : jogo de percurso
Utilizaremos o jogo de percurso ( corrida de carros) confeccionado durante a semana pedagógica 2011. Jogaremos com dois dados alternadamente, um com bolinhas que representam os números e outro com s próprios números gravados no dado . Inicialmente toda a turma jogará com dois carros , um representando as meninas e o outro os meninos , sendo uma vez de cada criança jogar o dado e mover o carro , enquanto os demais permanecem torcendo pela sua equipe . Depois o jogo de percurso ficará disponível como canto , onde 6 crianças poderão jogar , onde 2 crianças comandarão juntas o mesmo carrinho .
6ª etapa : jogando cartas UNO
Explicaremos todas as regras novamente para toda a turma, posteriormente, equipes de 6 crianças jogarão com o auxílio de um dos profissionais, enquanto os demais brincam nos cantos . Avaliação : A avaliação deve ocorrer ao longo de toda sequência didática , levando em consideração tanto a participação das crianças como a adequação das propostas levadas a elas . Com o uso de pauta de observação para os jogos , analisaremos as diferentes maneiras de como as crianças jogam e o grau de envolvimento de cada uma delas . A partir da análise destas pautas faremos ajustes com relação ao grau de dificuldade do jogo e com isso, poderemos propor novos desafios e variações nos jogos . Na pauta de observação, serão avaliados os seguintes critérios: Demonstra interesse pelo jogo . Compreende e segu as regras do jogo . Auxilia e orienta seus colegas expondo suas ideias para a resolução de desafios propostos .
Bibliografia :
Gastaldi, Maria Virginia. Instituto Avisa Lá. Curitiba , setembro de 2010. Jogos na escola . Texto adaptado sobre o elaborado por Lúcia do Amaral de Magalhães .
Maccarini , Justina Motter. 2009. Práticas de raciocínio lógico - matemático para educação infantil. Curitiba: Pró- Infantil 182 p.
Diretrizes Curriculares : para Educação Municipal de Curitiba- Educação Infantil: Objetivos de aprendizagem : uma discussão permanente. 2008 48 p .
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Parabéns pelo trabalho!!!
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