quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Desenvolvendo o pensamento lógico - matemático na Educação Infantil

A matemática sempre esteve e está presente nos acontecimentos e nas relações da humanidade . O conhecimento lógico-matemático na Educação Infantil , que é o foco do trabalho a ser apresentado , deve promover lentamente e gradativamente , a inserção da criança no universo da linguagem, simbologia e raciocínios lógico-matemáticos presentes nos diferentes contextos soiciais .
Portanto na Educação Infantil , o raciocínio da criança deve ser trabalhado por meio de manipulações , jogos e brincadeiras, voltadas para as noções espaciais, topológicas, geométricas, numéricas , de medida , noções de estatística, entre outros , proporcionando à criança um ambiente criativo e enriquecedor para o desenvolvimento de suas habilidades .

A seguir momentos de muita atenção , diversão , interação com o conhecimento ...

As crianças aprenderam com o computador ,o interesse foi geral !
Aprendendo como se joga !

Agora é a vez de cada um jogar !

Um pode ajudar o outro !

Enquanto uns jogavam no computador , outros se divertiam com o colega !


Outros jogos foram trabalhados ! A maioria destes jogos as crianças já conhecem e já jogaram algumas vezes , portanto ,a grande maioria domina suas regras , porém sentimos a necessidade de repassá-las novamente , para que todas as crianças joguem nos cantos sem a necessidade da intervenção permanente de um dos profissionais da turma .

  O quebra-cabeça foi outro jogo que as crianças gostaram muito de brincar no computador !  


E com os colegas nos cantos , também foi muito gostoso ! 
Durante a semana pedagógica , professores e educadores puderam confeccionar jogos para as crianças !
Um deles foi o jogo de percurso ...


Neste momento foi meninos X meninas 

Neste jogo puderam compreender algumas regras e respeitá-las  


Para o jogo de cartas ( UNO ) foi necessário explicar as regras novamente e com o auxílio da professora e educador as crianças  foram orientadas a jogar .




Sequência didática / projeto Kidsmart 2011

Título : Desenvolvendo o pensamento lógico - matemático

Área de formação humana : Pensamento lógico - matemático

Justificativa :  A matemática sempre esteve e está presente nos acontecimentos e nas relações da humanidade, e é importante que as pessoas a percebam como tal e a usem como ferrramenta para o seu desenvolvimento, quer no raciocínio lógico , quer na formalização de novas formas de raciocínio  
A matemática é uma produção humana e o conhecimento matemático é um modo de explicar a realidade por meio de ideias e símbolos, procedimentos e regras capazes de estabelecer relações entre as pessoas e a natureza, entre as pessoas e a sociedade . 
 Diariamente estamos em contato com ideias, símbolos, linguagem e raciocínios matemáticos !  

Objetivos : Demonstrar iniciativa na resolução de pequenas situações.
                  Levantar hipóteses na resolução de situações problemas .
                                                  Utilizar diferentes estratégias , buscando soluções para desafios propostos .

Tempo : 3 semanas , duas vezes por semana

Faixa etária : crianças de 4 a 5 anos . Turma do Pré / 2011

Material : Computador , software Kidsmart e Sócrates
                                    Jogos : jogo da velha , quebra-cabeça , memória , dominó , percurso e uno .

Metodologia : Abordaremos o conteúdo lógico - matemático com a turma  do Pré do CMEI Pimpão , através de 6 jogos diferentes .

1ª etapa : jogo da velha

As crianças ficarão sentadas viradas para o computador , onde com o auxílio do software Sócrates , mostraremos novamente as regras do jogo da velha. Algumas crianças serão escolhidas para demonstrarem aos demais .
Depois, as crianças jogarão o jogo da velha com o material confeccionado em EVA .

2ª etapa : quebra-cabeça

Com o auxílio do computador e do software Sócrates, algumas crianças serão escolhidas para demonstrar alguns exemplos de quebra-cabeça, em seguida as crianças divididas em grupos de 4 , montarão quebra-cabeças nas mesinhas.

3ª etapa : jogo da memória

Duas crianças demonstrarão para as demais no computador , como jogar o jogo da memória . Depois, divididas emm grupos de 4, as crianças jogarão o jogo da memória nas mesinhas .

4ªetapa : dominó 

As crianças ficarão sentadas em duas filas, uma de frente para a outra, de modo que o centro fique livre para o jogo .
Utilizando inicialmente um dominó "gigante", as 28 peças serão distribuídas para as crianças, começa quem estiver com o "carretão" ( 6/ 6 ). Então as duas filas ( times) se alternarão nas jogadas, ganhando a fila que ficar sem ou com o menor número de peças na mão .
Posteriormente, as crianças serão divididas em grupos menores e jogarão com dominós do tamanho convencional .

5ª  etapa : jogo de percurso

Utilizaremos o jogo de percurso ( corrida de carros) confeccionado durante a semana pedagógica 2011. Jogaremos com dois dados alternadamente, um com bolinhas que representam os números e outro com s próprios números gravados no dado .
Inicialmente toda a turma jogará com dois carros , um representando as meninas e o outro os meninos , sendo uma vez de cada criança jogar o dado e mover o carro , enquanto os demais permanecem torcendo pela sua equipe .
Depois o jogo de percurso ficará disponível como canto , onde 6 crianças poderão jogar , onde 2 crianças comandarão juntas o mesmo carrinho .

6ª etapa : jogando cartas UNO

Explicaremos todas as regras novamente para toda a turma, posteriormente, equipes de 6 crianças jogarão com o auxílio de um dos profissionais, enquanto os demais brincam nos cantos .
Avaliação : A avaliação deve ocorrer ao longo de toda sequência didática , levando em consideração tanto a participação das crianças como a adequação das propostas levadas a elas .
Com o uso de pauta de observação para os jogos , analisaremos as diferentes maneiras de como as crianças jogam e o grau de envolvimento de cada uma delas . A partir da análise destas pautas faremos ajustes com relação ao grau de dificuldade do jogo e com isso, poderemos propor novos desafios e variações nos jogos .
Na pauta de observação, serão avaliados os seguintes critérios:
Demonstra interesse pelo jogo .
Compreende e segu as regras do jogo .
Auxilia e orienta seus colegas expondo suas ideias para a resolução de desafios propostos .

Bibliografia :

Gastaldi, Maria Virginia. Instituto Avisa Lá. Curitiba , setembro de 2010. Jogos na escola . Texto adaptado sobre o elaborado por Lúcia do Amaral de Magalhães .

Maccarini , Justina Motter. 2009. Práticas de raciocínio lógico - matemático para educação infantil. Curitiba: Pró- Infantil 182 p.

Diretrizes Curriculares : para Educação Municipal de Curitiba- Educação Infantil: Objetivos de aprendizagem : uma discussão permanente. 2008 48 p .

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